Zé Luis Buchalla (DC) renuncia da presidência do Poder Legislativo

05/04/2024 – Após cassação do mandato do ex-Prefeito, Zé Buchalla teria assumido a Prefeitura Municipal de Birigui.

O vereador José Luis Buchalla (Zé Luis Buchalla – DC), por meio do Requerimento Administrativo nº 81 de 2024, renunciou do cargo de Presidente da Câmara Municipal de Birigui durante a 2ª Sessão Extraordinária de 2024, na qual foi aprovado o Parecer Final da Comissão Processante nº 2 de 2023 que resultou na cassação do mandato do ex-Prefeito Municipal.

“É com enorme tristeza que eu tomo esta decisão, porém em respeito a história da minha família e em memória dos meus pais, tenho por dever não comprometê-los”, disse Buchalla ao justificar a sua decisão.

O vereador prosseguiu. “Assumir as rédeas do município não me compete neste momento, pois juridicamente seria compelido a responder cível e criminalmente”. Pontua ainda que continuar na função significaria “administrar uma terra arrasada por ingerências e egos, não me restando outra opção a não ser a renúncia ao cargo de Presidente”.

“Obrigado a todos os servidores desta Casa Legislativa, obrigado aos meus amigos vereadores, obrigado aos assessores, obrigado à minha família, que sempre me apoiou, e principalmente a Deus, meu pilar, minha vida e o meu motivo de viver”, agradeceu.

Antes da renúncia, Buchalla convocou verbalmente a 3ª Sessão Extraordinária para a manhã desta sexta-feira (5), na qual foi realizada a eleição do novo Presidente da Câmara, o vereador Andre Luis Moimas Grosso (Andre Fermino – PP).  Em ato contínuo, Fermino assumiu a Prefeitura e o Vice-Presidente, vereador Wesley Ricardo Coalhato (Cabo Wesley – União Brasil), assumiu a chefia do Legislativo. Buchalla, então, foi eleito Vice-Presidente pela casa, assumindo o posto antes ocupado pelo Cabo Wesley.

As Sessões Extraordinárias são abertas ao público e contam com transmissão ao vivo no canal da TV local (18.3), no canal Câmara Birigui no YouTube e na página facebook.com/camarabirigui. Terminada a Sessão Extraordinária, a gravação audiovisual do evento fica disponível no YouTube.