Votação: vereadores escolhem mesa diretora para 2023/2024

1º/08/2022 – O assunto será votado na primeira reunião de agosto, que acontece nesta terça-feira

A Câmara Municipal de Birigui decide nesta terça-feira, 2, quem serão os quatro integrantes a fazerem parte da mesa diretora da Casa no biênio 2023/2024. Até a manhã de hoje, somente uma chapa havia protocolado a intenção de concorrer.

O grupo que se candidatou à mesa tem em sua composição Zé Luis Buchalla (Patriota) como presidente, Cabo Wesley (PSL) como vice-presidente, e os vereadores Wagner Mastelaro (PT) e Fabiano Amadeu (Cidadania) nas funções de primeiro e segundo secretários, respectivamente.

Os interessados em formarem as chapas para concorrer ao comando da Casa no biênio podem manifestar suas candidaturas até o momento da votação, que deve acontecer antes do encerramento da sessão ordinária.

Novidade

Esta é a primeira vez que a Câmara elege em agosto os novos membros da mesa diretora. Até então agendada para a última ordinária de dezembro, a eleição teve a data alterada por meio de projeto de emenda à Lei Orgânica do Município aprovado recentemente.

A proposta de antecipação da eleição foi elaborada por Paulinho do Posto (Avante) e mais nove vereadores: Zé Luis Buchalla, Dra. Osterlaine (DEM), Fabiano Amadeu, Cabo Wesley, Tody da Unidiesel (Cidadania), Wagner Mastelaro, Andre Fermino (PSDB), Marcos da Ripada (PSL) e Si do Combate ao Câncer (Avante).

Dos 15 parlamentares que compõem a Câmara de Birigui, 13 foram favoráveis à antecipação – houve um voto contrário, manifestado por Benedito Dafé (PSD) e uma ausência de voto, uma vez que o parlamentar Pastor Reginaldo (PTB) não estava na reunião em que a proposta foi avaliada.

Atualmente, a mesa diretora do Legislativo é formada pelos vereadores Cesinha Pantarotto (PSD), que é o presidente; vice-presidente Andre Fermino e secretários Everaldo Santelli (PV) e Dra Osterlaine.

Apesar da antecipação da eleição, a posse dos futuros integrantes da mesa continua prevista para o primeiro dia de janeiro do ano subsequente ao da eleição, ou seja, 2023.

A sessão ordinária conta com sete itens na pauta de votações. (saiba mais)

Amanda Reis
Assessoria de Imprensa/CMB