Vereadores aprovam quatro matérias na 2ª ordinária do ano

09/02/2022 – Dois projetos receberam adiamentos e voltarão à discussão nas próximas reuniões

A segunda sessão ordinária do ano do Legislativo biriguiense, realizada na noite de ontem, 8, resultou na aprovação de quatro projetos; outras duas matérias tiveram a votação remarcada para sessões futuras.

Está entre as aprovações o projeto do Executivo que autoriza termo de cooperação do município com a Associação Amigos do Autista. A entidade é sediada em Araçatuba, mas atende atualmente 21 pessoas moradoras de Birigui.

Para o cumprimento do plano de trabalho apresentado pela instituição, devem ser encaminhados mensalmente R$ 12,6 mil, durante o período de um ano. O recurso é destinado a atendimentos de habilitação e reabilitação, desenvolvidos por meio de ações socioeducativas e terapêuticas, para a inclusão social, garantia de direitos e qualidade de vida a pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.

Reconhecimento

Também foi aprovada a proposta de declaração de utilidade pública à Associação Projeto Recrear União de Todos (ASSPRUT), instituição não-governamental com sede no Residencial Acapulco. A entidade entrou em funcionamento em 2016, e atende, em horário inverso ao escolar, 30 crianças com idades entre seis e 15 anos, moradoras dos bairros Atenas, Candeias, Portal da Pérola e adjacências, além do próprio Residencial Acapulco. A iniciativa de reconhecimento foi do vereador Tody da Unidiesel (Cidadania).

As demais matérias aprovadas são de autoria de Wagner Mastelaro (PT). A primeira delas concede o título Cidadão Biriguiense ao professor Dr. Edmar César Gomes. Natural de Araçatuba, Gomes atua junto ao Instituto Federal – Campus Birigui, desde 2010, e foi eleito diretor geral da unidade para os mandatos 2017/2021 e 2021/2025.

A outra proposta aprovada promove homenagem póstuma a Mauro Celio Mora, por meio da denominação de uma área verde localizada no Residencial San Marino. O espaço, que fica entre a Alameda San Piero e a Avenida João Gregolin, deve receber o nome de Praça Mauro Celio Mora. Natural de Lins, o homenageado mudou-se para Birigui em 1996; faleceu em 21 de setembro de 2021.

Adiamentos

Já entre as matérias adiadas está o projeto de lei, de autoria do vereador Marcos da Ripada (PSL), que institui a proibição da eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, além de outras providências. O assunto deve voltar à pauta na reunião do próximo dia 15.

Foi adiado ainda, este para o primeiro dia de março, o projeto que institui a Semana do Servidor Público Municipal. Protocolada pelo vereador Mastelaro, a matéria prevê atividades comemorativas anuais, entre os dias 22 e 28 de outubro, marcadas ainda por entrega de homenagens pela Câmara.

Encerrada

A votação dos projetos em pauta contou com a presença de onze parlamentares, sendo os ausentes Andre Fermino (PSDB), Fabiano Amadeu (Cidadania) e Pastor Reginaldo (PTB), além de Zé Luis Buchalla (Patriota), que precisou deixar a reunião.

Cumpridos os trabalhos da Ordem do Dia, o encerramento da sessão foi antecipado devido ao comunicado de falecimento do senhor Munir Buchalla, pai do vereador Zé Luis Buchalla.

É possível acessar a gravação audiovisual da sessão em nossa página no Youtube.

Amanda Reis
Assessoria de Imprensa/CMB