Presidente da Câmara, Zé Luis Buchalla, participa do evento de apresentação da Indicação de Procedência (IP) promovido pelo Sinbi

A Indicação Geográfica do Calçado Infantil de Birigui, na espécie de Indicação de Procedência (IP), busca valorizar e proteger a procedência dos produtos e serviços de Birigui e região.

Na manhã dessa quarta-feira (17), representando o Poder Legislativo, o Presidente da Câmara Municipal, Zé Luis Buchalla, participou do evento realizado pelo Sinbi que apresentou a Indicação de Procedência (IP) do Calçado Infantil de Birigui.

Durante o encontro foram expostos os benefícios da IP para a cidade e a importância do apoio de todos os parceiros nesta jornada. Os que estavam presentes puderam conhecer os membros do Conselho Administrativo e do Conselho Regulador. Esse último é responsável pela avaliação e deliberação da documentação dos produtores solicitantes e demais providências.

A ação aconteceu após a Indicação Geográfica do Calçado Infantil de Birigui, na espécie de Indicação de Procedência, ser reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 21 de março de 2023. A IP busca valorizar e reconhecer a procedência dos produtos e serviços, além de suas características únicas.  A indicação também tem como finalidade proteger o nome geográfico, bem como promover a região e os produtores vinculados ao produto.

Como marco do reconhecimento, o Sinbi instalou um tênis temático em frente à sede, localizada na Rua Roberto Clark, 460, Centro. O Tênis faz parte de uma campanha do Sinbi de 2004 (Orelhão Temático) e foi doado pela empresa Klin Produtos Infantis. Hoje foi restaurado, dando nova vida e representando a IP.

O papel do Sinbi é promover e proteger os interesses coletivos dos produtores que utilizam a Indicação de Procedência em seu produto e realizar a gestão do processo de solicitação, além de zelar por toda a documentação gerada pelo processo de solicitação de uso.

Para utilizar a Indicação de Procedência, as empresas deverão seguir as condições e critérios de acordo com o Caderno de Especificações Técnicas. O Sinbi e o Conselho Regulador estão, em conjunto, preparando todo o material para orientação às empresas sobre como usar a IP que em breve será disponibilizado.