Legislativo de Birigui compõe reunião sobre fortalecimento regional

14/04/2022 – O diretor da União dos Vereadores do Estado esteve em Araçatuba para falar sobre as potencialidades da regionalização
Legislativo de Birigui compõe reunião sobre fortalecimento regional

Foto: Amanda Reis/CMB

A Câmara de Birigui participou, na manhã de ontem, 13, de reunião no plenário do Legislativo de Araçatuba para discussão do Projeto de Regionalização dos Municípios, também chamado Aglomerado Urbano. A nova divisão para a regionalização vem sendo implantada pelo governo estadual e, na reunião de ontem, a explanação das potencialidades dessa nova configuração foi feita pelo diretor da União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Luís Mário Marinho.

O município biriguiense esteve representado pelo presidente da Casa, Cesinha Pantarotto (PSD), e pelo vereador Benedito Dafé (PSD). A mesa de autoridades contou com os presidentes das casas legislativas de Birigui, Araçatuba (Dr. Alceu), Penápolis (Letícia Sader) e Andradina (Guto Marão). Parlamentares de outros municípios da região também compareceram.

Representatividade

Segundo o diretor da Uvesp, a entidade é parceira do poder público na formação dos parlamentos regionais, por meio dos quais os vereadores devem ganham força de representatividade para viabilizar as demandas específicas de cada região.

“Um vereador que chega sozinho em busca de emendas parlamentares na Assembleia Legislativa não terá o mesmo potencial de interlocução que um grupo de vereadores com propósito comum e projeto consonante com os potenciais de desenvolvimento da sua região”, exemplificou Marinho.

A instituição dessas unidades regionais é acompanhada da formação de conselhos consultivos, dos quais participação representantes municipais, estaduais e integrantes da sociedade civil. A divisão dos assuntos em Câmaras Temáticas também deve auxiliar na organização dos interesses comuns.

Frente Parlamentar

As orientações prestadas pela Uvesp vêm ao encontro da iniciativa oficialmente lançada em outubro do ano passado que criou a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Regional após a união dos presidentes dos Legislativos de Araçatuba, Birigui, Penápolis e Andradina.

Embora os quatro municípios pertençam a três grupos diferentes nessa nova configuração dada pelo governo do estado, a parceria será mantida. Nos últimos meses, as quatro casas legislativas têm promovido reuniões para o engajamento dos 36 municípios que compõem a antiga mesorregião, além do levantamento das necessidades coletivas.

Amanda Reis
Assessoria de Imprensa/CMB