Larissa Braganholo Hostalácio recebe título Cidadã Biriguiense

10/06/2022 – A fisioterapeuta se destaca pelo trabalho junto ao Centro Oncológico de Reabilitação, que ajudou a implantar
Larissa Braganholo Hostalácio recebe título Cidadã Biriguiense

Foto: Amanda Reis/CMB

O Legislativo realizou nesta semana a entrega do título de Cidadã Biriguiense outorgado pela Casa à fisioterapeuta Larissa Braganholo Hostalácio. A homenagem foi oficializada pelo Decreto Legislativo nº 332, após aprovação unânime em plenário, em 3 de maio, da proposta protocolada pela vereadora Si do Combate ao Câncer (Avante).

Nascida em Franca em 1981, a homenageada foi responsável pela implantação em Birigui de projetos voltados especialmente ao atendimento de reabilitação a pacientes afetados pelo câncer, como o Centro Oncológico de Reabilitação (CORE). 

A placa que simboliza o título foi entregue em espaço solene realizado na sessão ordinária da última terça-feira, 7, com a presença da secretária municipal de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, e do chefe de Gabinete do Executivo, Glauco Bonfim Rodrigues.

A mesa solene foi presidida pelo presidente da Casa, Cesinha Pantarotto (PSD), e contou com a participação dos integrantes da mesa diretora, vice-presidente Andre Fermino (PSDB), e secretários Dra. Osterlaine (DEM) e Everaldo Santelli (PV). Os demais vereadores também prestigiaram o espaço solene.

 

Trajetória

Natural de Franca/SP, Larissa morou em João Pessoa/PB e Novo Hamburgo/RS, antes de retornar à cidade natal, onde formou-se em Fisioterapia em 2003. Iniciou sua carreira na cidade de Ribeirão Preto/SP, onde especializou-se na área de dermato-funcional e teve seu primeiro contato com situações como as sequelas do tratamento cirúrgico e radioterápico no câncer.

Cursou mestrado em Saúde Pública pela USP Campus de Ribeirão Preto, período no qual atuou no grupo Reabilitação de Mastectomizadas, da Escola de Enfermagem. Por vários anos, participou ainda como fisioterapeuta voluntária do ambulatório de Cirurgia Reconstrutiva de Mama do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Também é especialista em Acupuntura e cursou doutorado em Ciências.

Mudou-se para Birigui em 2008, e interessou-se por iniciar um trabalho de reabilitação em oncologia na cidade. Inicialmente, desenvolveu junto à Unimed Birigui a implantação do SEREMA (Serviço de Reabilitação de Mastectomizadas). Depois, concursada como servidora municipal em 2011, apresentou à administração o projeto multidisciplinar que ganhou o nome de CORE (Centro Oncológico de Reabilitação). A iniciativa tornou-se referência regional, sendo apresentada no “VI Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia” e no Congresso “Todos Juntos contra o Câncer”, ambos em São Paulo em 2019.

Além da dedicação ao CORE, nos últimos dez anos a fisioterapeuta cursou pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia e também em Fitoterapia Clínica, sendo portadora do título de Fisioterapeuta Especialista em Oncologia pela Associação Brasileira de Fisioterapia.

Larissa é casada com Juvêncio Nunes Leonel Hostalácio, e tem 2 filhos: Catarina e Leonel.

 

 

Amanda Reis
Assessoria de Imprensa/CMB