Giovana Meloni Dias e Maria Eliza de Castilho Manfré recebem homenagem da Câmara Municipal

20/03/2024 – As homenagens foram realizadas durante a 6ª Sessão Ordinária na última terça-feira (19).

A Câmara Municipal de Birigui homenageou, na última terça-feira (19), em espaço solene durante a 6ª Sessão Ordinária, a professora Giovana Meloni Dias com o Diploma de Cidadã Benemérita e a senhora Maria Eliza de Castilho Manfré com o prêmio “Primeira Dama Hebe Najas Camargo Cervelati”.

Giovana Meloni Dias.

Para Giovana, a homenagem aconteceu nos termos do Decreto Legislativo nº 375, de 20 de dezembro de 2023, promulgado após a aprovação do PDL nº 28 de 2023, como um reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados na área da inclusão social, como tradutora e intérprete de Libras.

Formada em Pedagogia pela Uniesp, fez pós-graduação em psicopedagogia na Universidade Paulista (UNIP). Tendo seu primeiro contato com Libras em 2012, hoje é proprietária da Betel Libras, por meio da qual oferece cursos presenciais e on-line, além de conteúdos gratuitos disponibilizados para a comunidade através das redes sociais.

Ministrou curso de Libras na Unimed Birigui, treinando 18 colaboradores para o atendimento de pacientes surdos. Na Secretaria Municipal de Segurança Pública, junto a Guarda Civil Municipal, realizou um "workshop" para que os agentes de segurança pública tenham condições de oferecer um atendimento adequado e humanizado aos surdos. Também promoveu cursos de Libras gratuitos na ETEC Dr. Renato Cordeiro e é líder de Ministério de Libras.

Maria Eliza de Castilho Manfré.

Já para Maria Eliza, a homenagem aconteceu nos termos da Lei Municipal nº 7.246, de 28 de março de 2023, que tem por objetivo homenagear e reconhecer, anualmente, mulheres que se destacam em suas áreas de atuação e fazem a diferença na sociedade, como forma de enaltecer e valorizar o papel da mulher em diferentes segmentos no contexto da cidadania.

Formada nas áreas de Contabilidade, Turismo, História da Arte e Direito, Maria Eliza, nos anos 80, foi funcionária efetiva da Secretaria de Educação, Divisão Regional de Ensino de Araçatuba, na área jurídica. A convite do então Prefeito Pedro Marin Berbel, assumiu em 1989 a Secretaria Municipal de Cultura de Birigui, onde exerceu diversas atividades, tais como a inauguração de um espaço próprio, a Casa de Cultura Cristina Calixto, a criação por lei do Museu Histórico, o levantamento do acervo histórico e documental e realização da primeira Mostra através do Museu de Rua, entre outras.

Entre outras realizações, fundou em 2001 a organização Capítulo Trioeste, que dá suporte às entidades biriguienses e mantém em Barretos uma sede física que abriga pacientes do Hospital do Amor de Barretos.