Em solenidade, Mário Bonfim toca música no plenário
A 27ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na noite da última terça-feira (4), foi marcada por um momento especial, onde o músico homenageado, Mário Bonfim, durante o momento solene, decidiu tocar com seu acordeom, após discursar na tribuna. O músico salinopolitano Mário Bonfim, autodidata desde os 12 anos, recebeu prêmio Sr. Reinaldo Lorencetti, em reconhecimento à sua trajetória artística e contribuição para a cultura local. Conhecido pelos projetos “Mário Bonfim & Banda Universom” e “Mário Bonfim – O Nordeste em Mim”, o acordeonista foi indicado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (ConseCult).
A munícipe e assistente social Bruna Stephanie Borges, popularmente conhecida como Bruna da Kebrada, também foi homenageada, recebendo o Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados na área da Assistência Social, com destaque para suas ações em comunidades periféricas e outras iniciativas voltadas à população em vulnerabilidade.
Prêmio Sr. Reinaldo Lorencetti e Mário Bonfim
Fazendo cumprimento à Lei Municipal 7.254/2023, o prêmio Sr. Reinaldo Lorencetti foi entregue conforme indicação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (ConseCult), também recordando a data comemorativa de 5 de Novembro, dia em que se comemora o Dia Nacional da Cultura. O prêmio Sr. Reinaldo Lorencetti faz homenagem ao artista de mesmo nome, memorável Mestre da Folia de Reis, importante movimento cultural realizado em Birigui. O prêmio foi entregue ao homenageado pelas mãos de um dos autores da Lei que diz respeito do prêmio, Vereador Paulo Sérgio de Oliveira, o Paulinho do Posto.
Mário Bonfim, o homenageado, com nome artístico "Mário José Bonfim", nasceu em 12 de novembro de 1959, em Santópolis do Aguapeí (SP). Músico autodidata desde os 12 anos, iniciou sua trajetória acompanhando calouros com sanfona no programa Clube do Guri, em Birigui. Estudou piano clássico e popular, e, aos 25 anos, integrou uma banda de baile em Araçatuba, além de ter sido aluno do maestro Senibal Bezerra do Nascimento, o Senô.
Em 1984, fundou a Escola de Música Mário Bonfim e criou a Banda Universom, que se apresentou por 25 anos em eventos por toda a região. Gravou o primeiro CD autoral em 2000 e participou do 11º Encontro Internacional de Acordeonistas, em Ribeirão Preto.
Após temporada nos Estados Unidos, entre 2004 e 2006, retornou ao Brasil, atuando em diversos projetos culturais. Como Diretor de Cultura de Birigui, lançou o projeto “O Nordeste em Mim”, com composições próprias, e passou a apresentar programas de rádio e TV voltados à valorização da música e da cultura brasileira.
Entre 2023 e 2024, exerceu o cargo de Secretário de Cultura e Turismo de Birigui, período em que fortaleceu políticas públicas e incentivou o turismo local. Em 2024, teve seu primeiro projeto aprovado pela Lei Rouanet, com estreia prevista para setembro de 2025, em Birigui.
No fim da solenidade, o vice-presidente Vereador Everaldo Santelli, o qual presidiou a Sessão, abriu um curto intervalo para registros fotográficos com os homenageados. Depois do momento solene, ainda foram discutidos sete projetos de lei, como o projeto que trata do PPA 2026 - 2029. É possível assistir a Sessão gravada, disponível na página do facebook facebook.com/camarabirigui., bem como no canal Câmara Birigui no YouTube.