Denúncia leva à criação de Comissão de Inquérito pela Câmara

10/8/2022 – Devem ser verificadas possíveis irregularidades na compra de óleo lubrificante pela Secretaria de Serviços Públicos
Denúncia leva à criação de Comissão de Inquérito pela Câmara

Foto: Amanda Reis/CMB

Durante a sessão ordinária da noite de ontem, 9, os vereadores votaram pela abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar denúncia recebida pela Casa sobre a compra de óleo lubrificante na Secretaria de Serviços Públicos.

Os cinco integrantes responsáveis pela apuração da denúncia serão os vereadores Wagner Mastelaro (PT), Everaldo Santelli (PV), Pastor Reginaldo (PTB), Dr. Osterlaine (DEM) e Tody da Unidiesel (Cidadania), escolhidos por meio de sorteio. Cabe ao grupo indicar à presidência do Legislativo quais deles ocuparão as funções de presidente e de relator da comissão, que tem o prazo de 90 dias para elaborar relatório.

A abertura da investigação não foi submetida a plenário por contar com número suficiente de assinaturas de parlamentares no pedido de formação da comissão. O documento foi protocolado pelos vereadores Cabo Wesley (PSL), Tody, Fabiano Amadeu (Cidadania), Zé Luis Buchalla (Patriota), Paulinho do Posto (Avante), Dra. Osterlaine, Mastelaro e André Fermino (PSDB).

Suspeita

Conforme relatado pelos autores do pedido de investigação, o grupo de vereadores teria recebido denúncia de que a compra de filtros e de óleos lubrificantes de motor, pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, estaria sendo realizada em uma única empresa, sem cotação de preços em demais estabelecimentos; além da falta de controle sobre o uso dos produtos, ausência de notas fiscais e utilização de cartão corporativo que é exclusivo para a frota.

No pedido de investigação, é relatado ainda que, ao receberem a denúncia, quatro vereadores teriam ido até o almoxarifado da secretaria, onde questionaram o secretário-adjunto da pasta, Alexandre Boschini de Menezes, que teria confirmado a ausência de levantamento de preços antes da aquisição dos materiais, assim como a não realização de controle do estoque.

Na época, os vereadores chegaram a procurar a Guarda Municipal para a elaboração de boletim de ocorrência, porém, a corporação não teria tomado nenhuma providência.

Amanda Reis

Assessoria de Imprensa/CMB