Câmara homenageia o advogado Ricardo Ramos Barbosa com o Prêmio “Francisco Antônio de Lima”

06/12/2023 – A homenagem foi realizada em espaço solene na última terça-feira (05).

A Câmara Municipal realizou, na última terça-feira (5), às 19h, em seu plenário, um espaço solene no decorrer da 34ª Sessão Ordinária para homenagear o advogado Ricardo Ramos Barbosa com o Prêmio "Francisco Antônio de Lima", nos termos da Lei nº 7.331, promulgada após a aprovação do PL nº 140 de 2023.

“Hoje é um momento de alegria, mas esse prêmio, como disse o vereador José Luis Buchalla, é um prêmio das minorias. Eu sou minoria, mas só que uma minoria que não chora, uma minoria que não lamuria, que busca, acredita, que é temente a Deus e ama a sua família e vive por ela”, destacou Ricardo em fala durante a solenidade.

O Presidente e vereador, José Luis Buchalla (Zé Luis Buchalla – Patriota), ressaltou a importância de Ricardo para a construção de um prédio próprio do Poder Legislativo. “E se hoje nós temos um prédio em Birigui da nossa Câmara Municipal que há 100 anos nós não tínhamos um prédio próprio, Ricardo tem uma grande parcela de, não culpa, mas de responsabilidade”, disse.

O homenageado é formado em Administração de Empresas e Gestão de Negócios e em Direito, aprovado pela OAB. Atualmente exerce as funções de Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara e Coordenador da TV Câmara. Foi assessor parlamentar do ex-vereador Felipe Barone Brito, de 2017 a 2020, e do atual vereador Paulo Sergio de Oliveira (Paulinho do Posto - Avante), de 2021 a 2022. Antes filiado ao PTB, hoje Ricardo é Presidente Municipal do partido Avante. Cursa pós-graduação em Direito Constitucional.

Esta premiação deve ser entregue anualmente a uma personalidade negra que tenha se destacado profissionalmente e/ou prestado relevantes trabalhos à comunidade, com o objetivo de valorizar a luta pela igualdade racial em Birigui.

O nome do prêmio, conforme a Lei, é uma escolha emblemática, pois Francisco Antônio de Lima foi o primeiro e único prefeito municipal negro eleito. Sua trajetória de vida, dedicada ao direito, ao ensino e ao serviço público, é um exemplo inspirador de superação e compromisso com a comunidade.