Câmara homenageia educador com entrega de diploma em espaço solene

21/05/2025 - Entre os quatro projetos pautados, vereadores também aprovam Concessão de Título de Honra ao Mérito à E.M. DOUTOR GAMA
Câmara homenageia educador com entrega de diploma em espaço solene

Educador Thiago Delle recebe título de Cidadão Biriguiense

Na décima terceira sessão ordinária, realizada na noite de terça-feira, 20, foram apresentados quatro projetos, votados com a presença de treze parlamentares; a Câmara também realizou uma solenidade em reconhecimento ao educador Thiago Delle Pereira Pinto, em função aos serviços prestados, principalmente na área da educação.

Reconhecimento 

A sessão recebeu o professor Thiago Delle Pereira Pinto (foto, segurando o diploma), graduado em Pedagogia e História na Uniesp e com Pós-Graduação em Gestão Educacional FAR, Psicopedagogia Institucional e Clínico, que foi reconhecido e recebeu o título de Cidadão Biriguiense, com diploma entregue pela câmara municipal em Espaço Solene. A iniciativa de reconhecimento foi do vereador Tody da Unidiesel (AVANTE).

Ademais, os vereadores também aprovaram, por unanimidade, o Decreto Legislativo n°04 de 2025, no qual outorga-se o Diploma de Honra ao Mérito à Escola Municipal Doutor Gama, como reconhecimento público pelos serviços prestados, especialmente pelo Prêmio Excelência Educacional, parte do Programa Alfabetiza Juntos SP.

Outro Projeto de Lei Ordinária, de autoria do vereador Zezinho Avanço (MDB), homenageia o senhor Paulo Amoroso, adotando o seu nome à via pública localizada no Residencial Jacarandá, no cadastro municipal de logradouros, passando a denominar-se "Rua Paulo Amoroso". Contribuindo e atuando em diversas empresas de transporte da região, o senhor Paulo foi reconhecido como um dos pioneiros no setor de transporte coletivo de Birigui. 

Outras matérias aprovadas

Outros dois projetos também foram pautados na sessão. Entre eles, o Projeto de Lei Complementar n°7/2025, no qual visa alterar o padrão de referência remuneratória de guardas civis municipais de terceira classe, onde a remuneração do cargo passa a subir, aproximadamente, 21,1%. O projeto foi aprovado em seu primeiro turno e tem autoria do Poder Executivo.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 66/2025, de autoria do Poder Executivo, que tem como objetivo repriorizar ações no âmbito dos programas da própria administração pública, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A medida autoriza o Executivo a realizar transposições e transferências de dotações orçamentárias previstas na Lei nº 7.067/2021 — que institui o Plano Plurianual (PPA) 2022–2025 —, bem como a promover alterações nas Leis nº 7.435/2024 — Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 — e nº 7.491/2024 — Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

O projeto considera, ainda, a devolução do duodécimo por parte do Poder Legislativo, além da indicação da dotação orçamentária a ser anulada, conforme estabelecido no Ofício nº 292/2025. O objetivo é viabilizar a transferência do valor necessário ao Poder Executivo para a execução da proposta.

Encerramento

A discussão e votação dos projetos contou com a presença de treze parlamentares, com a ausência dos vereadores Fermino (PP), Andreia Belmonte (DC), bem como o vereador Marcos da Ripada (UNIÃO BRASIL), que precisou se ausentar durante a reunião.

É possível acessar a gravação da Sessão Plenária no canal Câmara de Birigui no Youtube e na página da Câmara no Facebook. Além disso, a gravação do Youtube também pode ser acessada na página inicial deste site.

Pedro de Almeida Moimaz
Assessoria de Imprensa/CMB